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Atividades Esportivas
Jodo

Grade de treinamentos:

Sábado e Domingo:
8:00h às 10:00h (Iaido)

O Caminho do Bastão

O Jodo é uma arte marcial tradicional do Japão e, assim como o Iaido, está intimamente ligada ao Kendo. Embora o Jodo utilize o bastão, suas técnicas, formas e história possuem relação direta com a Katana.

A prática do Jodo faz parte da grade oficial da ZNKR (Zen Nihon Kendo Renmei) ou AJKF (All Japan Kendo Federation). Essas siglas se referem à Federação de Kendo do Japão, que sintetizou o Shinto Muso Ryu Jojutsu (escola original do Jo) em um conjunto de formas chamado Seitei Jodo Kata e implementou um sistema de graduação (dan/kyu) para seus praticantes, semelhante ao utilizado no Kendo.

O que é o Seitei Jodo Kata da ZNKR?   O Seitei Jodo Kata é um conjunto de 12 formas, selecionado a partir do currículo original do Shinto Muso Ryu Jojutsu e adaptado para praticantes de Kendo e Iaido.   Esse conjunto foi criado por Takaji Shimizu Sensei, o 25º grão-mestre do Shinto Muso Ryu, e apresentado à cúpula da ZNKR em 1968, sendo demonstrado pelo próprio Shimizu Sensei e por Nakajima Sensei. Após a aprovação por parte da ZNKR, o Seitei Jodo Kata foi apresentado ao público em 1969 por Takaji Shimizu Sensei e Ichizo Otofuji Sensei.   O Seitei Jodo Kata é praticado com as seguintes armas:  

  • JO – bastão de madeira (128 cm x 2,4 cm)
  • TACHI – espada de madeira (101,5 cm) - bokuto

A pessoa que porta o JO é chamada SHIJO, enquanto que a pessoa que porta o TACHI é chamada UCHIDACHI.   Os alunos aprendem o Seitei Jodo Kata na seguinte ordem:

  • KIHON (12 movimentos básicos)
    • Tandoku dosa (prática individual)
    • Sotai dosa (prática em dupla) – Shijo
    • Sotai dosa (prática em dupla) – Uchidachi

KATA (12 formas)

  • Shijo
  • Uchidachi

Obs.: dependendo do Sensei, os alunos também podem aprender formas adicionais pertencentes ao Shinto Muso Ryu Jojutsu.  

Kihon e Kata  
 
KIHON
 

Ordem

 

Movimento Básico

 

Descrição*

 

Ippon-me (1) Hon Te Uchi Atacar com pegada principal
Nihon-me (2) Gyaku Te Uchi Atacar com pegada invertida
Sanbon-me (3) Hiki Otoshi Uchi Puxar e derrubar
Yonhon-me (4) Kaeshi Tsuki Estocar em reverso
Gohon-me (5) Gyaku Te Tsuki Estocar com pegada invertida
Roppon-me (6) Maki Otoshi Rolar e derrubar
Nanahon-me (7) Kuri Tsuke Girar e prender
Hachihon-me (8) Kuri Hanashi Girar e projetar
Kyuhon-me (9) Tai Atari Golpear com o corpo
Juppon-me (10) Tsuki Hazushi Uchi Atacar esquivando de estocada
Ju-Ippon-me (11) Do Barai Uchi Atacar protegendo o tronco
Ju-Nihon-me (12) Tai Hazuchi Uchi (migi/hidari) Atacar esquivando o corpo (direita/esquerda)


SEITEI JODO KATA

Ordem

 

Forma

 

Descrição*

 

Ippon-me (1) Tsuki Zue Bastão que alcança
Nihon-me (2) Suigetsu Plexo solar
Sanbon-me (3) Hissage Pôr para baixo
Yonhon-me (4) Shamen Diagonal
Gohon-me (5) Sakan Penetrar pela esquerda
Roppon-me (6) Monomi Observação
Nanahon-me (7) Kasumi Névoa
Hachihon-me (8) Tachi Otoshi Derrubar a espada
Kyuhon-me (9) Rai Uchi Ataque de trovão
Juppon-me (10) Seigan Mirar entre os olhos
Ju-Ippon-me (11) Midare Dome Deter a desordem
Ju-Nihon-me (12) Ran Ai Da desordem à harmonia

* As descrições de Kihon e Kata se baseiam no sentido literal dos seus nomes. 

 
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