Regular  |   Esportivo
Atividades Esportivas
Gateball

1. ORIGEM

O GATEBALL foi criado em 1947 no Japão pelo Sr. Eiji Suzuki. De início o autor quis criar esporte que proporcionasse às crianças uma brincadeira divertida na época em que o país derrotado na II Guerra Mundial passava por uma das fases mais difíceis de sua história.

No Brasil o GATEBALL foi introduzido em 1978 pelo Sr. Matumi Kuroki, residente na época no Município de Suzano, Estado de São Paulo.

O GATEBALL é praticado em vários países além do Japão, em especial na Austrália, Canadá, China, Singapura, Coréia do Sul, EUA, Havaí e vários países da América do Sul. O Brasil é um dos países que possuem grande número de adeptos, os quais são, na sua maioria, pessoas de faixa etária entre 60 a 85 anos. Atualmente, porém, há muitos praticantes jovens, por isso é que diz que o GATEBALL é um esporte para todas as idades, desde 6 até os 90 anos.

2. CAMPO

O GATEBALL é praticado ao ar livre, terreno compactado de saibro ou areia, cujo campo (court) mede 20 metros de comprimento por 15 metros de largura, podendo ter um campo maior de 25 por 20 metros.

Dentro do campo estão distribuídos, em pontos específicos, 3 gates (arcos) de barra cilíndrica de 1 cm de diâmetro, medindo 22 cm de abertura com 19 cm de altura, fixada no solo de forma perpendicular, e um pino central (goal pole) de 2 cm de diâmetro fixado perpendicular ao solo com 20 cm de altura.

3. EQUIPAMENTOS BÁSICOS

Os equipamentos básicos para a prática do GATEBALL são: taco (stick) e bolas numeradas de 1 a 10, sendo as vermelhas, ímpares e as brancas, pares. Esses números correspondem a ordem de tacada dos jogadores.

As medidas do taco são: cabeça de formato de preferência cilíndrica de 3,5 a 5,0 cm de diâmetro por 18 a 24 cm de comprimento e cabo com um comprimento acima de 50 cm.

A bola tem as seguintes características: 7,5 cm de diâmetro e 230 gramas de peso.

O uniforme básico é constituído de calça branca, camisa branca, chapéu ou boné branco, e pequena jaqueta com número de 1 a 10.

4. JOGO

O jogo de GATEBALL é uma disputa entre as equipes vermelha e branca, cada uma com 5 jogadores.

A duração do jogo é de 30 minutos. Dentro desse espaço de tempo, cada jogador fará com que sua bola passe por 3 gates e, por fim, acertar o pino central. O jogador só entrará no jogo se conseguir passar no primeiro gate. A bola é lançada unicamente através de impacto provocado pelo taco em direção ao gate ou à bola alheia, seja de sua equipe ou de equipe adversária. Cada jogador poderá dar uma tacada por vez, porém, se conseguir passar por um gate ou acertar (touch) em outra bola, terá direito a mais uma tacada. Se conseguir acertar em duas bolas ou acertar uma bola e passar por um gate em uma jogada (doublé), o jogador obterá o direito a uma tacada adicional.

Quando a bola tacada conseguir acertar em uma outra bola, faz-se o spark, que é um lance em que o jogador, com o pé esquerdo, se for destro, pisa na sua bola, na posição em que parou, e junta-se a esta a bola que levou o toque de forma que fique posicionada na direção em que se deseja arremessá-la. Assim, dá-se a tacada na sua bola fazendo com que a bola encostada se locomova com o impacto.

Através do spark poderá fazer a bola do parceiro passar pelo gate ou posicioná-la em local vantajoso, e se tratando de bola adversária poderá fazer o spark para arremessá-la para fora da quadra (out ball). Quando a bola está fora da quadra, na jogada seguinte, o jogador só poderá posicionar a mesma na quadra.

A partida oficial é arbitrada através de 3 seguintes árbitros: principal, auxiliar e anotador, e cada equipe constitui um capitão que, além de orientar cada jogada a ser realizada pelos jogadores da equipe, é a pessoa de contato com árbitros.

5. PONTUAÇÃO

Para efeito de pontuação só vale a passagem pelos gates no sentido anti-horário, e quando se segue a seqüência crescente da numeração dos gates. Cada passagem por gate, o jogador fará 1 ponto, e se acertar o pino central terá mais 2 pontos, totalizando, no máximo, 5 pontos por jogador. Assim, a pontuação máxima da equipe é de 25 pontos. Mesmo que as equipes não tenham conseguido a pontuação máxima, a partida é encerrada quando se esgota o tempo de 30 minutos.

Depois de encerrada a partida, far-se-á a contagem dos pontos realizados pelos jogadores de cada equipe, sagrando-se vencedora a equipe que totalizar maior pontuação.

6. LOCAL E HORÁRIOS DE TEINAMENTO

Esse esporte é praticado no campo específico construído no Aterro do Flamengo, em frente ao Museu da República, próximo ao Hotel Novo Mundo, dentro da Administração do Parque do Flamengo.

Para maiores detalhes contactar com Minoru Matsuura, telefone 99871-0400, e-mail minoru71@gmail.com,

 Veja abaixo um video explicativo

 ASSOCIAÇÃO NIKKEI DO RIO DE JANEIRO

topo