Regular  |   Esportivo
Atividades Esportivas
OSHI-Ê - Desenho em alto relevo

Oshi-ê (oshi vem do verbo osu=empurrar/apertar e ê=desenho) foi introduzida no Japão por volta do século VIII, praticada inicialmente pelas mulheres que viviam na corte, em Kyoto. Com retalhos e sobras de quimono, confeccionavam caixas e biombos. Por volta do século XVII, a técnica foi introduzida em Edo (atual Tokyo) tornando-se gradativamente uma arte popular.

A técnica consiste em sobrepor as peças do desenho separadas para que cada uma tenha um volume diferente. Além disso, para dar efeito de alto relevo, utiliza-se a espuma (nos tempos antigos, era utilizado o algodão). O nome da técnica justifica-se pelo procedimento final, quando o trabalho concluído é colocado sob uma prensa por algumas horas, para que todas as peças apresentem uma uniformidade. Nos dias atuais, o trabalho é feito também com washi(papel japonês) ao invés de tecidos.
<![endif]>

A aula acontece uma vez por mês, um sábado, de 08:30 às 13:00 horas com duração de 03:00 horas. O valor da mensalidade (cada aula) deste ano é de R$ 50,00 para Associados e R$ 65,00 para Não Associados.

Detalhes podem ser obtidos da professora Tomo Ishibashi, telefone 99977-1548 ou e-mail tomo.ishibashi@gmail.com. Outra pessoa para fornecer detalhes é a Diretora Cultural Shirley, telefone 99603-8513 ou e-mail atsumi1@terra.com.br.

 

topo