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Atividades Esportivas
Iaido

Grade de treinamentos:
Sábado e Domingo
8:00h às 10:00h (Iaido)

Introdução

A prática do Iaido se reveste de grande profundidade pois o Iai tem como objetivo o autodomínio do praticante e a derrota do adversário sem a necessidade de desembainhar a katana, i.e. a conquista psicológica do adversário sem que haja necessidade do uso da espada. O Iai proporciona um estado mental focado e sereno ao praticante, podendo ser entendido como uma disciplina meditativa.

A espada no Iaido é um instrumento espiritual, sem dimensão material. As horas de treinamento dedicadas para que se posa atingir o domínio da técnica são horas em que o praticante entra em contato com seu eu interior (espírito).

A Historia

A tradição e história do Iaido remontam cerca de 500 anos. O Iaido, como é conhecido atualmente, começou, provavelmente, com Iizasa Choisai, o fundador do estilo Tenshin Shoden Katori Shinto Ryu. Essa escola ou tradição incluía, em seu currículo, a prática com vários tipos de armas. Desde o uso da espada e do bastão (Jo) ao arremesso de facas e ao uso de lanças (naginatas). Uma parte de seu currículo consistia na técnica de desembainhar rápido e golpear imediatamente com o uso de espadas. Essa técnica era usada para autodefesa ou ataque preemptivo. Essa parte do currículo tinha o nome de Iai Jutsu. É reputado a Hayashizaki Jinsuke Shigenobu (1542-1621) ter recebido inspiração divina para o desenvolvimento de sua técnica, assim como Iizasa Choisai. Inspiração essa que o levou a desenvolver um conjunto de técnicas que denominou Muso Shinden Jushin Ryu Batto Jutsu. Atualmente, é considerado o fundador do Iaido. O fator comum relevante em ambas as tradições (escolas) ou Ryu, assim como em muitas outras tradições que lidavam com katana, era que suas práticas envolviam somente o uso de katas (individualmente ou com mais de uma pessoa - Kumitachi), i.e. sempre preconizavam adversários imaginários em seus treinos. A Essência do Iaido Como uma arte marcial pode ser efetiva quando é praticada somente com o uso de katas contra oponentes imaginários? Essa questão é mais profunda e difícil de responder do que pode parecer inicialmente. O problema começa na definição de ‘efetiva’ e que efeito se deseja obter. Claro que nos katas não existe oportunidade de comprovação da técnica do praticante em combate, como existe no kendo. O rigor na repetição dos movimentos do kata não deixa também espaço para adaptações em resposta às ações de um adversário real. Como uma arte marcial contextualizada no mundo atual, é muito fácil enxergar, superficialmente, o Iaido e outras formas de esgrima como extemporâneas, simplesmente por não ser usual nem esperado que alguém saia pelas ruas portando uma espada. O que deve ser notado no entanto, é o que está por baixo dessa observação superficial. O que deve ser observado é o modo como o praticante deve se portar para evitar conflitos. Isso foi explicado milênios atrás por Sun Tsu em sua obra A Arte da Guerra e, posteriormente, por muitos estrategistas. O praticante que treina com dedicação e correção e com a orientação de um Sensei, desenvolve a habilidade de reconhecer situações difíceis e de como evitá-las antes que se tornem problemas de fato. Mesmo sendo inevitáveis, ele aprende a enfrentá-los antes que atinjam grandes proporções. Mesmo algumas sendo inevitáveis, o praticante aprende a manter um estado de espírito e postura corporal e mental, que não oferece, ao adversário, oportunidade de agredi-lo. Essa é a essência do Iaido. O Kanji ‘I’ também pode ser lido como ‘ite’ e ‘ai’ como ‘awasu’ na frase Tsune ni ite kyu ni awasu que significa: seja onde e o que estiver fazendo, sempre esteja preparado. Como preparado entende-se não só estar alerta mas também ter treinado rigorosamente para que, se necessário, uma técnica decisiva possa ser utilizada para terminar um conflito. Golpes com uma katana normalmente são cabais, mas esse não é o ponto. No mundo dos negócios a pessoa deve estar preparada e agir decisivamente quando necessário. Será que a pessoa está preparada, tem a autoconfiança necessária? Quando um amigo desaponta uma pessoa, ela consegue lidar bem com esse tipo de situação, entendendo completamente as implicações e as conseqüências de suas ações? Ao cruzar uma rua e um carro aparecer como do nada ou algo cai sob sua cabeça enquanto está caminhando, seu corpo se encontra suficientemente equilibrado e sua mente suficientemente clara para lidar com esse tipo de situação e se colocar em segurança? Todos esses são exemplos práticos da aplicação do Iaido no mundo moderno. A Estrutura do Kata Cada kata segue a mesma estrutura básica de quatro partes: Nukitsuke (desembainhar e cortar) Kirioroshi (corte principal com o uso das duas mãos) Chiburi (retirada do sangue da lâmina) e Noto (embainhar a espada); existem dentro desse formato variações consideráveis. Dentro das mais comuns encontram-se: golpear para frente com o tsuka (empunhadura da katana) antes de desembainhá-la, puxar a bainha (saya) para trás e golpear imediatamente girando-se para trás, cotar em ângulos diferentes de horizontal e vertical, e.g.: diagonalmente de baixo para cima e de cima para baixo ou pela lateral, entre outros. O Formato de uma Seção de Treino Após o aquecimento e alongamento, o treino começa com o rito de etiqueta de abertura, que consiste de kamiza ni rei (curvar-se para o lugar sagrado ou para a autoridade), sensei ni rei (curvar-se para o instrutor) e o to rei (curvar-se para o katana). Em seguida inicia-se uma seção de suburi (prática dinâmica de cortes) e kihon incluindo Chiburi e Noto. A depender do tamanho e nível da turma, outras técnicas derivadas dos katas são exercitadas antes da prática dos katas propriamente dita ser iniciada. A série de katas, freqüentemente, se inicia com o sensei explicando algum ponto que deve ser especialmente observado pela classe ou por algum subgrupo específico da mesma. A isso se segue a pratica formal, em que todos praticam os katas em conjunto sob o comando do líder do dojo ou um treino livre quando os katas são praticados sem sincronismo e individualmente, cabendo ao instrutor a observação e correção de pontos de cada praticante de forma individual. Ao final da seção, todos fazem a etiqueta de fechamento em conjunto.

O Keiko

Esse termo significa treino ou prática, mas é mais que isso. É o estágio em que os movimentos são aperfeiçoados por repetição lenta, dividindo-se o kata em suas partes componentes e pela contextualização da técnica em situações e confronto real. Com o tempo, o praticante começa a entender os princípios de Metsuke (correto uso dos olhos), Seme (pressão sobre o adversário) com o objetivo de controlar o adversário. Durante o keiko também são apreendidos os conceitos de Maai (distância de combate) e Ma (tempo - timing).

O Currículo

O aluno, após aprender as bases de como segurar a katana e cortar, é introduzido gradualmente aos doze katas padronizados pela AllJapan Kendo Federation. Esses katas foram desenvolvidos para servir como um padrão para ensino, graduação e competição de forma e para possibilitar aos praticantes de Kendo a prática com espadas reais. Seus movimentos são derivados das formas das escolas antigas (koryu) mais difundidas e, embora representando um estudo base para preparação da prática de koryu, eles continuam sendo usados mesmo em estágios mais avançados, como as formas padrão utilizadas pelos senseis para demonstrar princípios básicos da técnica.

Além das formas padronizadas, existem as formas das escolas antigas (koryu). As escolas antigas mais difundidas no Japão são Muso Shinden Ryu e Muso Jikiden Eishin Ryu, ambas são derivadas da tradição Muso Shinden Jushin Ryu Batto Jutsu.

À medida que o estudante progride, o alcance da interpretação dos katas se amplia. Enquanto os estudantes iniciantes têm um conjunto de movimentos rigidamente definidos, os estudantes mais avançados já são capazes de imaginar o Kasso Teki (inimigo imaginário) se movimentando e agindo diferentemente. Assim, eles adaptam os katas de acordo com a necessidade. De modo similar, nas práticas em duo, o estudante (shidachi) deve aprender a cobrir seus pontos fracos (Suki - aberturas), caso falhe, o professor (uchidachi) deve mostar-lhe onde ele está fraco, podendo atacá-lo de forma diferente do prescrito originalmente no kata. Isso é o início do aprendizado de como estar sempre preparado para qualquer eventualidade no Iaido.

Os Nomes dos Katas do Iaido

SEITEI GATA

1. Ippon-Me -Mae 2. Nihon-Me -Ushiro 3. Sanbon-Me -Uke nagashi 4. Yonhon-Me -Tsuka ate 5. Gohon-Me -Kesa guiri 6. Roppon-Me -Morote zuki 7. Nanahon-Me -Sanpo guiri 8. Hachihon-Me -Ganmen ate 9. Kyuhon-Me -Soete zuki 10. Juppon-Me  -Shiho guiri 11. Juichihon-Me -Soh guiri 12. Juunihon-Me -Nuki uchi  
 
SHODEN (OMORI RYU)

1. Ippon-Me -Shohatto 2. Nihon-Me -Sato 3. Sanbon-Me -Uto 4. Yonhon-Me -Atarito 5. Gohon-Me -Inyoshintai 6. Roppon-Me -Ryuto 7. Nanahon-Me  -Junto (kaishaku) 8. Hachihon-Me -Gyakuto 9. Kyuhon-Me -Seichuto 10. Juppon-Me -Koranto 11. Juipponhon-Me -Nukiuchi (batto) 12. Juunihon-Me -Inyoshintai kaewaza   CHUDEN (HASEGAWA EISHIN RYU) 1. Ippon-Me - Yokogumo 2. Nihon-Me - Toraissoku 3. Sanbon-Me - Inazuma 4. Yonhon-Me - Ukigumo 5. Gohon-Me - Yamaoroshi (oroshi) 6. Roppon-Me - Iwanami 7. Nanahon-Me - Urokogaeshi 8. Hachihon-Me - Namigaeshi 9. Kyuhon-Me - Takiotoshi 10. Juppon-Me - Nukiuchi   OKUDEN (OKUIAI) Okuden – (Tate Hiza no Bu) 1. Ippon-Me -Kasumi 2. Nihon-Me -Sunegakoi 3. Sanbon-Me -Shiho giri 4. Yonhon-Me -Tozume 5. Gohon-Me -Towaki 6. Roppon-Me -Tana shita 7. Nanahon-Me -Ryozume 8. Hachihon-Me -Tora bashiri Okuiai – (Tachi wasa no Bu) 1. Ippon-Me -Yukitsure 2. Nihon-Me - Rendatsu (tsuredachi) 3. Sanbon-Me -Somakuri 4. Yonhon-Me -Sodome 5. Gohon-Me -Shinobu 6. Roppon-Me -Yukichigai 7. Nanahon-Me -Sodesurigaeshi 8. Hachihon-Me -Moniri 9. Kyuhon-Me -Kabezoi 10. Juppon-Me -Uke nagashi   Itomagoi – (Seiza no Bu) 1. Ippon-Me -Ichi itomagoi 2. Nihon-Me -Ni itomagoi 3. Sanbon-Me -San itomagoi   O

Equipamento

O Iaido é normalmente praticado usando-se hakama (calça larga pregueada) e keikogi (kimono de treino). Deve ser usado um obi (cinto para segurar o saya) sob o hakama. O hakama normalmente é preto, branco ou azul marinho, sendo o keikogi da mesma cor do hakama. Não existe indicação de graduação nas roupas. Podem ser usadas espadas de madeira (bokuto) para iniciantes ou Iaito (katana feitas de liga cromada) para os mais experientes. O dojo deve ser uma área plana, de chão liso, de preferência de madeira, sem cobertura (tatame) e com pé-direito suficientemente alto para permitir o giro das espadas (normalmente mais de três metros).

Onde e quando treinar Maiores informações podem ser obtidas no site da AKRJ em http://akrj.org/ As sessões de treino ocorrem todos os sábados e domingos na Associação Nikkei do Rio de Janeiro (http://www.nikkeirj.com.br/) sempre das 8:00h às 10:30h. 

 

 

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