Regular  |   Esportivo
Atividades Esportivas
Origami

O Origami (折り紙) (oru - dobrar, kami - papel) é a tradicional arte da dobradura de papel muito valorizada na cultura japonesa. Pode-se criar através desta prática, inúmeros objetos usando sua  técnica de dobras geométricas em único pedaço de papel ou na união de dezenas de pedaços sem a necessidade de cortá-lo ou colá-lo.

Árvore de natal, animais, caixas, envelopes, móbiles, luminárias, insetos, dragões são algumas possibilidades!

O origami atrai muitos adeptos no Brasil e no exterior por suas formas elegantes que se transformam em belos objetos de decoração. Também é usado como intrumento facilitador na educação, terapia ocupacional. Trabalha a psicomotricidade fina, os dois hemisférios do cérebro, memória, concentração, desenvolve a criatividade e concentração.

Pessoas de todas as idades podem aprender com facilidade a arte do Origami. Há aula de origami na Nikkei no último sabado de cada mês de 09:00 às 12:00 horas. O preço por aula é de R$ 25,00 para associados e R$ 50,00 para não associados, com materiais inclusos.

As aulas individuais ou para grupos fechados poderão ser marcadas diretamente com o professor Bruno Ferraz,  (21) 2268.5275 - 99466-8971.

Bruno Ferraz (psicólogo clínico) é autor de diversos livros sobre origami:
- Origami, aprender brincando - diversos animais criados por Bruno Ferraz; (colorido)
- Máscaras em origami - diversas máscaras criadas por Bruno Ferraz; (colorido)
- Ultrapassando fronteiras com origami - coletanea com origamis de diversos paises, além de criações de Bruno Ferraz;
- Origami, do real ao imaginário - coletanea com origamis de diversos paises, além de criações de Bruno Ferraz;

Palavras do professor Bruno Ferraz sobre Origami: "Origami é a arte de dobrar o papel sem o auxilio de tesoura ou cola ( origami puro ). Não existe tamanho, formato ou tipo de folha especifica para fazer uma peça. Com uma folha de papel é possível se fazer objetos geométricos, fauna e flora, enfeites, cartões, composições (chamados origami modular – várias folhas que, quando juntas formam outras formas ). A palavra Origami se originou do Japão, significa: Oru – dobrar , Kami – papel. OruKami se transformou em Origami. Aqui no Brasil o Origami é muito usado na educação, como um facilitador pedagógico, possibilitanto ao professor mais opções para se trabalhar com o aluno. Também usado no tratamento terapêutico, psicólogos, terapeutas ocupacionais e psiquiatras conseguem desenvolver muitas qualidades em seus clientes – pacientes. E para mim, a principal razão de ser: hobby, diversão e prazer !!! E uma arte apaixonante que atrai crianças, adultos e idosos. O interessante é que de uma folha de papel e possível se fazer coisas magníficas, que muitas vezes são rápidas de fazer e outras vezes demoram horas para serem feitas e nos dois casos, frações de segundo para serem destruídas. Essa arte trabalha também a atenção e o zelo. Todos fazemos Origami apenas com o simples amassar de um uma folha de papel ou quando fazemos aquele barquinho, avião ou balão. Arte, trabalho, terapia e lazer! O origami proporciona bem-estar! Estamos trabalhando para que cada vez mais possamos inserir o origami no nosso cotidiano e na educação de nossas crianças".

Algumas aplicações:



 

topo