Regular  |   Esportivo
08.04.2017 - FESTIVAL DE CULINÁRIA E ARTES DO JAPÃO

Centenas de participantes participaram do &ldquoFestival de Culinária e Artes do Japão&rdquo da Associação Nikkei do Rio de Janeiro em 8 de abril de 2017. Em ambiente familiar e agradável apreciaram combinado, temaki, hot filadélfia, karê, yakisoba, gyoza, yakitori, takoyaki, harumaki, banana caramelada, doces japoneses, até sorvete com cobertura de chocolate na hora ainda caipirinhas, bebidas japonesas, salsichão...

O Rio Nikkei Taiko, sempre evoluindo, encantou com apresentações dos tocadores mirins e adultos. Lilian Sinohara foi aplaudida pelos números de Odori (Dança Japonesa). Praticantes de Iaidô, Jodô e Kendô demonstraram conhecimentos, e ao final, pessoas da platéia experimentaram manejo de shinai (espada para treino feita de bambu). O palco estava ornado com Shodo (Caligrafia Japonesa) de autoria de Futoshi Yoshikawa, e Ikebana (Arte Floral) Seiguetsu-Rio de Janeiro. Na parte antiga da sede, professor Bruno Ferraz ensinou Origami a interessados. No pátio foram vendidos camisetas/Rio Nikkei Taiko, oshiê (desenho em relevo)/Tomo Ishibashi, origamis/Rio Nikkei.

Como sempre acontece nos eventos, batalharam juntos todos os departamentos da Rio Nikkei e o Seinenkai (Grupo de Jovens), ainda fez seu tradicional jogo de números. Karaokê animado arrematou o festival. Colaboradores do Consulado Geral do Japão, Escola Japonesa do Rio de Janeiro, Culinária Asiática da Universidade Estácio de Sá somaram forças e simpatias. Walter Atsushi Yoshida, apresentador do evento, sorteou inúmeros brindes.  

Presidente da Rio Nikkei, Minoru Matsuura, e a primeira dama Rosa Matsuura agradeceram presenças aos cônsul-geral interino Ken Kondo, cônsul Ryuuichi Sasaki e esposa Luz Sasaki, membros do Consulado presidente da Renmei/Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro, Akiyoshi Shikada, e esposa Sanae Shikada diretor da Escola Japonesa do Rio de Janeiro, Kiyoto Hikichi e esposa Miho Hikichi membros da Câmara Japonesa, entre ilustres presenças.

Texto e fotos de Teruko Okagawa Monteiro

1) Rio Nikkei Taiko, adultos.

2) Taiko Infantil. Lilian Sinohara. Karaokê.

3) Iaidô. Jodô. Kendô.

4) Presenças ilustres.

5) Valorosos seinens.

6) Soma de forças.

7) Confraternização.

topo