Regular  |   Esportivo
43º KEIROUKAI

43º Keirookai RJ alegrou 210 homenageados

O Dia de Respeito à Melhor Idade ou KEIROOKAI, em sua 43ª edição, foi realizado pela Renmei-Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro em 17 de setembro de 2017 na sede da Associação Nikkei do Rio de Janeiro. Contou com apoio da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro e da Rio Nikkei.   

            Fumiyo Sakamoto, voluntária sênior da JICA, foi mestre de cerimônia. Os Hinos Nacionais do Brasil e do Japão foram seguidos por um minuto de silêncio aos imigrantes. Fizeram uso das palavras Akiyoshi Shikada, presidente da Renmei, Toshiya Asahi, presidente da Câmara Japonesa e Minoru Matsuura, presidente da Rio Nikkei. Congratularam os homenageados o cônsul-geral do Japão Yoshitaka Hoshino e Kiyoto Hikichi, diretor da Escola Japonesa do Rio de Janeiro. 

            Fumiyo Sakamoto leu os nomes dos 210 homenageados com idade a partir dos 80 anos: todos foram brindados com lembrança carinhosa. Makoto Tsumori da Associação Cultural de Funchal foi representante dos contemplados.

            Mário Riyoiti Nakayama, vencedor na categoria Speech do 38º Concurso de Oratória realizado pela Renmei em 27 de agosto de 2017, sensibilizou com Korekaramo genkide.      

            Após almoço, a segunda parte do evento foi conduzida por Walter Atsushi Yoshida, vice-presidente da Renmei. Encantando a todos com suas envolventes atuações, seguiram-se apresentações: Canto lírico por Miho Hikichi, que estudou na Lírica Itariana Opera de Tokyo, acompanhada pela pianista Regina Lacerda Coral Rio Nikkei regida pela maestrina Jorgina Martins Pires/soprano do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e Regina Lacerda ao teclado Dança Japonesa por Lilian Eiko Sinohara, professora de Odori na Rio Nikkei. Cintia Megumi Nishimura - de Maringá, PR, tricampeã nacional do Grand Prix em Concursos Brasileiros da Canção Japonesa, realizados pela ABRAC-Associação Brasileira de Canção - cantou individualmente e junto ao cantor Humberto Sasazaki, mariliense, semi-finalista do Programa Raul Gil. O 43º Keirookai finalizou com belos números do Rio Nikkei Taiko. Entre todos reinaram fortes desejos de reencontro: com grande saúde por muitos e muitos anos.

            Nota de admiração: nas arrumações para alternância de platéia-refeitório-platéia participaram autoridades Soto Hoshino e sua mãe Madoka Hoshino, primeira-dama do Consulado Geral do Japão, contribuíram nessas rápidas e solidárias mudanças.

             

Texto e fotos de Teruko Okagawa Monteiro

 

1) Homenageados.

2) Autoridades.

3) Miho Hikichi. Coral Rio Nikkei, J. Martins, R. Lacerda.

4) Mário Nakayama. Lilian Sinohara.

5) Cintia Nishimura. Humberto Sasazaki.

6) Rio Nikkei Taiko.

7) Soma de forças.

 

岡川・モンテイロ・照子

Diretora Cultural da Associação Nikkei do Rio de Janeiro

topo