Regular  |   Esportivo
19.02.2017 - DESPEDIDA DO CONSUL GERAL

 

Festa de despedida ao cônsul-geral Tsuyoshi Yamamoto

Em 19 de fevereiro de 2017 a comunidade se despediu do Sr. Tsuyoshi Yamamoto, cônsul-geral do Japão no Rio de Janeiro, na sede da Associação Nikkei do Rio de Janeiro. O mestre de cerimônia Walter Atsushi Yoshida, vice-presidente da Renmei, convidou à mesa de honra Akiyoshi Shikada, presidente da Renmei, Toshiya Asahi, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro, Kuniyuke Terabe, representante da Rio Nikkei, Yssamu Takao, vice-presidente do Instituto Cultural Brasil-Japão, Masaru Saito, presidente da JRC do Brasil, e Kiyoto Hikichi, diretor da Escola Japonesa do Rio de Janeiro. Fizeram saudações Toshiya Asahi e Akiyoshi Shikada.

Cônsul-geral Tsuyoshi Yamamoto agradeceu a homenagem aos participantes de muitas instituições e cidades. Disse se considerar privilegiado de ter estado durante as comemorações aos 120 Anos do Tratado da Amizade entre o Brasil e o Japão em 2015, e as Olimpíadas e Paralimpíadas do Rio em 2016. Fez uso das palavras em japonês, e surpreendeu ao se manifestar sem texto escrito em português.

Kuniyuke Terabe conclamou o brinde ao homenageado, que foi presenteado por Akiyoshi Shikada com o livro &ldquoRio de Janeiro: paisagens entre a montanha e o mar&rdquo, de autoria de Rafael Winter Ribeiro, Editora Brasileira.

O almoço foi feito carinhosamente pela Rio Nikkei.

Ao término da festa, Walter Yoshida expressou o sentimento geral: que o cônsul-geral Tsuyoshi Yamamoto retorne ao Rio... como embaixador do Japão!! Que a nova etapa seja repleta de belas realizações e grandes alegrias!!

Texto e fotos de Teruko Okagawa Monteiro

1) Cônsul-geral Yamamoto, A. Shikada, T. Asahi, W. Yoshida.

2) Kuniyuke Terabe conclama brinde.

3) Presidente da Renmei entrega lembrança.

4) Almoço.

5) Desejando felicidades.

6) Recordação.

7) Equipe Rio Nikkei.

岡川・モンテイロ・照子

Departamento Cultural da Associação Nikkei do Rio de Janeiro

topo