Regular  |   Esportivo
SHINNENKAI

Shinnenkai RJ 2018

Foi com intenso desejo de melhoria e de superação que o Shinnenkai 2018 - Festa ao Ano Novo RJ - foi realizado em 7 de janeiro de 2018 pelas 4 entidades japonesas junto ao Consulado Geral do Japão na sede da Associação Nikkei do Rio de Janeiro, Rua Cosme Velho, 1166. Por rodízio, a Rio Nikkei foi responsável pela comemoração, preparo do local e do almoço. As instituições convidaram seus associados com familiares deram boas-vindas, no acesso ao salão, dois kadomatsu da autoria de Noemi Katayama, professora de Ikebana, e bambus ofertados por Motomu Watanabe de Nova Friburgo.

Walter Atsushi Yoshida, mestre de cerimônia, convidou ao palco cônsul-geral adjunto Ken Kondo presidentes Akiyoshi Shikada da Renmei/Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do RJ, Minoru Matsuura da Associação Nikkei do Rio de Janeiro, Toshiya Asahi da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro e Sohaku Bastos do Instituto Cultural Brasil-Japão, que chegou posteriormente diretor Kiyoto Hikichi da Escola Japonesa do Rio de Janeiro.

Após os Hinos Nacionais do Brasil e do Japão, seguiu-se as saudações do presidente Minoru Matsuura e do cônsul-geral adjunto Ken Kondo.   Os líderes realizaram o kagamibiraki (quebra da tampa do barril de sake), e o presidente Toshiya Asahi conclamou os brindes ao Ano Novo.

Os convidados foram contemplados com apresentações do Rio Nikkei Taiko/ infantil, juvenil e adultos, depois do caprichado almoço pelas senhoras, diretores e colaboradores da Rio Nikkei. Momentos de expectativa regeram atração numérica coordenada pelo Grupo Jovem: integrantes de Niterói levaram 3 prêmios. Loanda Fukuma, encantadora Miss Nikkei RJ 2017, prestigiou o evento. Sérgio Takao Sato, empresário da TASA eventos de Maringá, PR, fez o convite para Festival do Japão-Rio Matsuri no Rio Centro em 9 a 11 de março deste ano, que terá participação da Renmei, do ICBJ e da Rio Nikkei. A família organizou os Parabéns para sua aniversariante Sandra Yugue. O karaokê em grupo, com muito envolvimento, finalizou a grande confraternização: que em 2018 sonhos sejam transformados em realidade!!!

Texto e fotos de Teruko Okagawa Monteiro

1) Saudações, brindes.

2) Almoço com carinho.

3) Rio Nikkei Taiko.

4) Soma de forças.

5) Participantes de muitas instituições.

6) Karaokê animado.

7) Lembranças inesquecíveis.

8) Arrumação.

topo