Regular  |   Esportivo
03.04.2017 - RECEPÇÃO AO EMBAIXADOR DO JAPÃO

 Recepção RJ ao Embaixador Satoru Satoh

O novo embaixador extraordinário e plenipotenciário do Japão no Brasil, Satoru Satoh, foi recebido pelos presidentes das instituições japonesas em 3 de abril de 2017 na Associação Nikkei do Rio de Janeiro: Akiyoshi Shikada/Renmei-Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro, Minoru Matsuura/Rio Nikkei, Toshiya Asahi/Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro e Sohaku Bastos/Instituto Cultural Brasil-Japão.

Sendo mestre de cerimônia Walter Atsushi Yoshida, vice-presidente da Renmei, usaram das palavras os líderes da Renmei, da Câmara Japonesa, do ICBJ.

Seguiu-se a saudação do embaixador do Japão, que narrou ter chegado a Brasília em novembro do ano passado, e agradeceu a calorosa recepção. Expressou satisfação pela atuação das 4 entidades em momentos como 120 anos de relações diplomáticas Brasil-Japão, recepção a atletas nipônicos durante Olimpíadas e Paralimpíadas. Disse que em 2018 serão celebrados 110 anos da chegada do navio Kasato Maru, e que ao longo do tempo muitos descendentes de japoneses se têm destacado nas mais diversas áreas, inseridos na sociedade brasileira. Relatou que o governo japonês conta com apoio das entidades japonesas para desenvolvimento da amizade e da cooperação mútua entre os dois países. Contente de estar no Rio, desejou saúde e felicidade aos presentes, e que a comunidade continue progredindo e contribuindo para o fortalecimento da amizade entre o Brasil e o Japão.

O presidente da Rio Nikkei conclamou os brindes ao ilustre Satoru Satoh.

O embaixador recebeu - como lembrança das 4 entidades, e através do presidente Shikada - o número 400 do total de 450 garrafas produzidas em homenagem aos 450 anos do Rio de Janeiro, da cachaça &ldquoSete Engenhos Imperial&rdquo, do tipo cerejeira, produzida na Fazenda São Miguel em Quissamã, RJ.

Os integrantes de muitas cidades e instituições se serviram de iguarias brasileiras e japonesas feitas pela Rio Nikkei. Após o jantar, o embaixador cumprimentou e tirou foto com todas pessoas presentes, apresentadas pelo presidente da Renmei. A cordialidade e a grande simpatia do embaixador Satoru Satoh conquistaram a todos.

Texto e fotos de Teruko Okagawa Monteiro

1) Saudações e brinde.

2) Presenças de muitas cidades.

3) Embaixador Satoru Satoh recebeu lembrança.

4) Jantar feito com carinho.

5) Levaram boas-vindas.

6) Confraternização.

topo