ASSOCIAÇÃO NIKKEI DO RIO DE JANEIRO
Telefone: (21)2556-9010    contato@nikkeirj.com.br

NIKKEI NEWS

DIA 06.07.2018 - FESTIVAL DE TANABATA

A Associação Nikkei do Rio de Janeiro realizará o Tanabata Matsuri, um festival japonês que retrata a lenda de amor entre dois jovens apaixonados que se encontram uma vez por ano. Nesse festival é costume escrever pedidos em tiras de papéis coloridos e suspensos (tanzaku) em ramos de bambu.

Venha participar deste evento, fazer seus pedidos, apreciar as comidas típicas japonesas: yakissoba, udon, karê, hot filadélfia, temaki, yakitori, takoyaki, guioza, tempurá de legumes, banana caramelada, doces japoneses e as atrações: taikô, sumô, dança japonesa, desfile de kimono, coral, origami, sorteios etc.

Os convidados poderão vir com seus trajes típicos japoneses.

Local         Associação Nikkei do Rio de Janeiro

Data          06 de julho de 2019

Hora:         Início às 17:00 horas e término às 23:00 horas.

Ingresso: A entrada é franca, todavia estaremos cobrando a mesa com 4 cadeiras da seguinte forma: Associados R$ 20,00 e Não Associados R$ 30,00.

A quem interessar recomendamos fazer a reserva na secretaria da Nikkei e o pagamento até às 17:00 horas do dia 05/07/2019. As reservas não pagas serão liberadas para outros interessados a partir de 8:00 horas do dia do evento.

 

Tanabata - Descrição

Tanabata Matsuri ou Festival das Estrelas é um evento muito tradicional em todo o Japão, celebrado no sétimo dia do sétimo mês do ano, relembrando a lenda do amor entre duas estrelas.

Segundo a lenda, uma linda princesa chamada Orihime  &ldquoPrincesa Tecelã&rdquo morava próximo da Via-Láctea e certo dia  o pai da moça, o Senhor Celestial, apresentou-lhe um jovem e belo rapaz, Kengyu  o "Pastor do Gado" (também nomeado Hikoboshi), acreditando que este fosse o par ideal para ela.

Os dois se apaixonaram fulminantemente. A partir de então, a vida de ambos girava apenas em torno do belo romance, deixando de lado suas tarefas e obrigações diárias.

Indignado com a falta de responsabilidade do jovem casal, o pai de Orihime decidiu separar os dois, obrigando-os a morar em lados opostos da Via-Láctea.

A separação trouxe muito sofrimento e tristeza para Orihime. Sentindo o pesar de sua filha, seu pai resolveu permitir que o jovem casal se encontrasse, porém somente uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar, desde que cumprissem sua ordem de atender todos os pedidos vindos da Terra nesta data.

Na mitologia japonesa, este casal é representada por estrelas situadas em lados opostos da galáxia, que realmente só são vistas juntas uma vez por ano: Vega (Orihime) e Altair (Kengyu).

No dia do Tanabata, para fazerem os pedidos, as pessoas prendem em bambus os Tanzaku, pequenos bilhetes. Os papéis, tradicionalmente, possuem as seguintes cores:

  • branco (paz)
  • amarelo (dinheiro)
  • verde (esperança)
  • vermelho (paixão)
  • rosa (amor)
  • azul (proteção dos céus).

Os bilhetes com os pedidos são queimados no final da festa para que os desejos cheguem ao céu. Segundo a lenda, as estrelas Altair e Vega realizarão o pedido.

Atendimento

Dias utéis - 8h às 17h
Sábado 8h às 12h00
Rua Cosme Velho, 1166
Cosme Velho - Rio de Janeiro - RJ

Contato

Telefones: (21)2556-9010
  contato@nikkeirj.com.br

Compartilhe

 
Copyright 2018 - Todos direitos reservados a Associação Nikkei do Rio de Janeiro
Desenvolvido pela Criart Web Design
topo