O Origami (折り紙) (oru - dobrar, kami - papel) é a tradicional arte da dobradura de papel muito valorizada na cultura japonesa. Pode-se criar através desta prática, inúmeros objetos usando sua técnica de dobras geométricas em único pedaço de papel ou na união de dezenas de pedaços com ou sem o uso de cola ou tesoura, tudo depende do seu objetivo com o origami.
Árvore de natal, animais, caixas, envelopes, móbiles, luminárias, insetos, dragões são algumas possibilidades!
O origami atrai muitos adeptos no Brasil e no exterior por suas formas elegantes que se transformam em belos objetos de decoração. Também é usado como instrumento facilitador na educação, terapia ocupacional. Trabalha a psicomotricidade fina, os dois hemisférios do cérebro, memória, concentração, desenvolve a criatividade e concentração.
Pessoas de todas as idades podem aprender com facilidade a arte do Origami. Há aula de origami na Associação Nikkei do Rio de Janeiro no último sábado de cada mês de 09:30 às 11:00 horas (infantil) e 11:00 às 12:30 horas (adulto). O preço por aula é de R$ 25,00 para associados e R$ 50,00 para não associados, com materiais inclusos.
As aulas individuais ou para grupos fechados poderão ser marcadas diretamente com o professor Bruno Ferraz, telefone 21 99466-8971, e-mail brunoferraz@gmail.com. O site é www.origami.psc.br.
Bruno Ferraz (psicólogo clínico) é autor de diversos livros sobre origami:
Palavras do professor Bruno Ferraz sobre Origami: "Origami é a arte de dobrar o papel sem o auxílio de tesoura ou cola (origami puro), mas dependendo do seu objetivo, podemos sim usar a cola e tesoura, por exemplo nos origamis mais simples, no uso pedagógico com crianças ou em modelos mais complexos onde o autor fez uso da cola ou tesoura.
Atendimento
Dias utéis - 8h às 17h