Grade de treinamentos:
Sábado e Domingo:
8:00h às 10:00h (Iaido)
O Caminho do Bastão
O Jodo é uma arte marcial tradicional do Japão e, assim como o Iaido, está intimamente ligada ao Kendo. Embora o Jodo utilize o bastão, suas técnicas, formas e história possuem relação direta com a Katana.
A prática do Jodo faz parte da grade oficial da ZNKR (Zen Nihon Kendo Renmei) ou AJKF (All Japan Kendo Federation). Essas siglas se referem à Federação de Kendo do Japão, que sintetizou o Shinto Muso Ryu Jojutsu (escola original do Jo) em um conjunto de formas chamado Seitei Jodo Kata e implementou um sistema de graduação (dan/kyu) para seus praticantes, semelhante ao utilizado no Kendo.
O que é o Seitei Jodo Kata da ZNKR? O Seitei Jodo Kata é um conjunto de 12 formas, selecionado a partir do currículo original do Shinto Muso Ryu Jojutsu e adaptado para praticantes de Kendo e Iaido. Esse conjunto foi criado por Takaji Shimizu Sensei, o 25º grão-mestre do Shinto Muso Ryu, e apresentado à cúpula da ZNKR em 1968, sendo demonstrado pelo próprio Shimizu Sensei e por Nakajima Sensei. Após a aprovação por parte da ZNKR, o Seitei Jodo Kata foi apresentado ao público em 1969 por Takaji Shimizu Sensei e Ichizo Otofuji Sensei. O Seitei Jodo Kata é praticado com as seguintes armas:
A pessoa que porta o JO é chamada SHIJO, enquanto que a pessoa que porta o TACHI é chamada UCHIDACHI. Os alunos aprendem o Seitei Jodo Kata na seguinte ordem:
KATA (12 formas)
Obs.: dependendo do Sensei, os alunos também podem aprender formas adicionais pertencentes ao Shinto Muso Ryu Jojutsu.
Kihon e Kata
KIHON
Ordem
|
Movimento Básico
|
Descrição*
|
Ippon-me (1) | Hon Te Uchi | Atacar com pegada principal |
Nihon-me (2) | Gyaku Te Uchi | Atacar com pegada invertida |
Sanbon-me (3) | Hiki Otoshi Uchi | Puxar e derrubar |
Yonhon-me (4) | Kaeshi Tsuki | Estocar em reverso |
Gohon-me (5) | Gyaku Te Tsuki | Estocar com pegada invertida |
Roppon-me (6) | Maki Otoshi | Rolar e derrubar |
Nanahon-me (7) | Kuri Tsuke | Girar e prender |
Hachihon-me (8) | Kuri Hanashi | Girar e projetar |
Kyuhon-me (9) | Tai Atari | Golpear com o corpo |
Juppon-me (10) | Tsuki Hazushi Uchi | Atacar esquivando de estocada |
Ju-Ippon-me (11) | Do Barai Uchi | Atacar protegendo o tronco |
Ju-Nihon-me (12) | Tai Hazuchi Uchi (migi/hidari) | Atacar esquivando o corpo (direita/esquerda) |
SEITEI JODO KATA
Ordem
|
Forma
|
Descrição*
|
Ippon-me (1) | Tsuki Zue | Bastão que alcança |
Nihon-me (2) | Suigetsu | Plexo solar |
Sanbon-me (3) | Hissage | Pôr para baixo |
Yonhon-me (4) | Shamen | Diagonal |
Gohon-me (5) | Sakan | Penetrar pela esquerda |
Roppon-me (6) | Monomi | Observação |
Nanahon-me (7) | Kasumi | Névoa |
Hachihon-me (8) | Tachi Otoshi | Derrubar a espada |
Kyuhon-me (9) | Rai Uchi | Ataque de trovão |
Juppon-me (10) | Seigan | Mirar entre os olhos |
Ju-Ippon-me (11) | Midare Dome | Deter a desordem |
Ju-Nihon-me (12) | Ran Ai | Da desordem à harmonia |
* As descrições de Kihon e Kata se baseiam no sentido literal dos seus nomes.
Atendimento
Dias utéis - 8h às 17h