A Associação Nikkei do Rio de Janeiro realizou seu tradicional TANABATA MATSURI em 8 de julho de 2023 na sede da Rua Cosme Velho, 1166.
O presidente Kenhitiro Kurihara recebeu, entre seus numerosos convidados, cônsul-geral Ken Hashiba, cônsul cultural Rina Ishikawa e esposo Noriyuki Ishikawa, diretor da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Ri o de Janeiro; vereador Pedro Duarte; Bruno Kazuhiro, subsecretário de Turismo do Município do Rio de Janeiro, general Riyuzo Ikeda e esposa Solange Maria Ikeda; Sergio Yamagata, diretor da FIRJAN e filha Mayumi Yamagata. Estiveram presentes Hiroyuki Makita, ex-presidente da Rio Nikkei, e familia.
No palco do grande salão os alunos da Escola Japonesa do Rio de Janeiro apresentaram suas peças em língua japonesa. Em seguida o cantor Noboru Fujita arrancou aplausos; e ao final do Tanabata, animou o Bon Odori junto à professora de Odori da Rio Nikkei, Lilian Eiko Sinohara.
Empolgado, o público aplaudiu números de várias turmas do Rio Nikkei Taiko em momentos diferentes: "Irodori", "Kenka", "Asuka", "Sakura", "Dageki", "Uneki", "Sho", Zoku", "Shuunpu"; e especialmente "Kizuna 20 Anos" com Tibiko e Mirim. O grupo vai completar duas décadas neste ano.
O Coral Rio Nikkei, regido pela maestrina Jorgina Martins, encantou com canções japonesas. A regente, soprano no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, presenteou com número individual.
A Lenda de Tanabata foi contada pelos coordenadores do evento Shirley Yurica Atsumi e Heitor Hisashi Sato, respectivamente vice-presidente e conselheiro da Rio Nikkei.
Walter Yoshida, conselheiro da Rio Nikkei e apresentador do Tanabata, sorteou inúmeros brindes.
Leonardo Seiichi Sasada Sato, diretor de eventos, explicou sobre Kendô durante atuação de praticantes; a plateia vibrou com a pequena participação de sua filhinha Ayumi.
O Sumô da Rio Nikkei, único no Estado do Rio de Janeiro, foi alvo de interesse quando foi demonstrado pelo incentivador Daniel Macedo Guedes com Mario Nakayama e Leonardo Lens.
Momento esperado, o Desfile de Kimono aprimorou conhecimentos sobre vestes japonesas com a professora Yo Matsudaira.
A Dança das Estrêlas, produção cultural de Samuel Rosmaninho, dança contemporânea inspirada na lenda do Tababata e Butoh, foi realizada pelos dançarinos Janaina e Leno.
Entre muitos prêmios e brindes da atração numérica realizada pelo Rio Nikkei Taiko, o quadro de Shodô doado pelo autor Rubem Nemitz saiu para o felizardo Leonardo Lens, sumotori Rio Nikkei.
Foram saboreados yakisoba, karê, harumaki, inarisushi, tenpura de camarão e de legumes, yakitori, takoyaki, udon, lamen, missoshiru; também hot filadélfia, gyoza, harumaki, doces japoneses, banana caramelada. Da mesma forma, linguiça no
pão, salsichão: bebidas como a caipirinha, caipisakê, caipivodka.
Para se realizarem os pedidos e desejos escritos nos "tanzaku", os mesmos foram queimados após o festival.
Texto e fotos de Teruko Okagawa Monteiro
01) CG K. Hashiba ladeado por K. Kurihara e H. Sato.
02) Ilustres presenças.
03) Apresentação da Escola Japonesa do Rio de Janeiro.
04) Noboru Fujita e Lilian Eiko Sinohara.
05) Kizuna - adulto, mirim e tibiko.
06) Tocadores de Kizuna.
07) Coral Rio Nikkei.
08) Shirley Yurica Atsumi e Heitor Sato.
09) Hiroyuki Makita, ex-pres. Rio Nikkei, e familia.
10) Apresentador Walter Yoshida.
11) Rio Nikkei Taiko.
12) Kendô Rio Nikkei.
13) Sumô Rio Nikkei.
14) Desfile de Kimono.
15) Dança das Estrêlas.
16) Atração numérica.
Atendimento
Dias utéis - 8h às 17h